quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Mundo cor de rosa

Ontem, dirigindo pela cidade observei um prédio público iluminado com a cor rosa e me lembrei que o mês de Outubro é realizado uma campanha mundial contra o câncer de mama e colo do útero. 

A campanha começou em 1997 nos EUA "onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia". Li a história na página Outubro Rosa, entidade sem fins lucrativos.

O Brasil mudou a cor dos holofotes para rosa em 2002.

E você, já aderiu ao movimento? Coloque uma fita rosa (como na imagem) em sua roupa, bolsa...vista-se de rosa, ilumine seu jardim com a cor do mês - rosa. Clique no link para saber como é feita a iluminação. Participe!!

Na Capital Federal o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto, sede dos Poderes Legislativo e Executivo do Brasil, estão iluminados com a cor do mês.

Buenos Aires nem precisa mudar a iluminação do Palácio Presidencial, pois sempre tem a Casa Rosada, qualquer época do ano.

O movimento é muito importante para lembrar às mulheres que é preciso se prevenir, pois os dois tipos de câncer que a campanha fala são curáveis se detectados no início e tratados corretamente. 

Você já possui vida sexual ativa? Após iniciá-la ou após completar 25 primaveras é importante se consultar regularmente com um ginecologista  No consultório o médico faz o exame Papanicolau, onde é colhido material do útero e levado para o laboratório. É através deste exame que pode ser detectado o HPV (papilomavírus humano) e câncer de colo do útero.
A Anvisa aprovou a vacina contra o HPV para meninas de 9 a 26 anos. O HPV é transmitido sexualmente, por isto isto use camisinha (preservativo) para evitar a contaminação desta e de outras doenças transmitidas durante a relação sexual.

Encontrei dois sites que explicam o assunto HPV: Inca e Fio Cruz. Fique por dentro!

Em 1995 teve uma campanha muito forte aqui no Brasil onde Hering lançou uma campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda. Eu tinha uma camiseta com o símbolo (ao lado). A camiseta era daquela básica mesmo. Hoje os estilistas inovaram e as roupas estão cada vez mais fashion. Junto com a camiseta vinha um cartão explicando como a mulher deve fazer o autoexame. Eu ainda tenho este cartão, mas no momento não está comigo então procurei na net e encontrei um site que explica como fazer o autoexame. Acesse e previna-se!

No site do Dr. Drauzio Varella tem informações como fatores de risco, sintomas, diagnóstico e tratamento. Leia, muito interessante. Até assustei quando li sobre fatores de risco: "Estão também mais propensas a desenvolver a doença por causa da longa exposição aos hormônios femininos, as mulheres que não tiveram filhos ou tiveram o primeiro filho após os 35...". Estou nesta faixa.

Tenho uma tia maravilhosa que teve este tipo de câncer. Ela fez a cirurgia e precisou arrancar a mama e graças à Deus ficou livre do câncer. Ela é uma pessoa de fibra, força e fé. Esta página dedico à ela.

Que Deus abençoe com a cura todas pessoas que lutam contra qualquer tipo de câncer.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário