sábado, 30 de agosto de 2014

Passeando pelos mercados de Santiago do Chile.


Oi gente!!
Como disse no post passado...fiquei sumida porque estava viajando...e um dos lugares que escolhi para desfrutar das férias foi a capital do Chile, Santiago. 
A maioria dos pontos turísticos da cidade dá pra conhecer pegando metro, por isto preferi os hotéis que ficam perto da linha do metrô.
Fiquei hospedada no centro da cidade, Hotel Sahara Inn, próximo a linha vermelha. Fiz a reserva pelo Booking. O hotel é simples mas tem tudo que preciso...uma boa cama, água da torneira e chuveiro quente, wifi, preço justo...e ainda tem café da manhã incluso na diária. Sou muito friorenta e meu esposo teve receio de reservar este hotel devido a relatos de algumas pessoas que passaram frio por não ter aquecedor nos quartos, somente no corredor. Não vi nada disso...nem na hora de tomar banho...aliás acordava de madrugada com calor e arrancava a blusa do pijama e 2 dos 4 cobertores (1 lençol + 3 cobertores + 1 cobre leito)...lembrando que visitei a cidade no inverno. O pessoal do hotel foi super cortês...na viagem peguei uma gastrite viral e foi preciso ficar mais dias do que o programado no hotel...tive toda a assistência até minha melhora. Recomendo!
A cidade é encantadora...construções antigas junto com construções novas...muitos parques, flores, praças, monumentos e a Cordilheira dos Andes ao redor.


No meu primeiro dia na cidade fui conhecer o Mercado Central declarado monumento histórico em 1864. Uma bela construção projetada pelo arquiteto Manuel Aldunate com estrutura toda metálica trazida da Inglaterra. Sua montagem iniciou em 1868  no Chile e foi inaugurada em 1872.



Fui bem cedo para conhecer a tão famosa centolla. O pessoal estava limpando os mariscos e garços arrumando guardanapos e mesas...tinha banca ainda fechada... Alguns felinos no local esperando cair um pedaço de peixe para ser alimentado. Só encontrei em uma banca a centolla e nem fotografei, pois suas patas estavam encolhidas. Dentro do mercado encontrei bancas que vendem artesanato regional. 
O Mercado Central fica na Avenida San Pablo nr. 967 e seu horário de funcionamento é das 7:00 às 17:00 - de segunda a sábado - e das 7:00 às 15:00 aos domingos.
Atravessando a avenida, do outro lado do rio, fui conhecer o Mercado de Abastos Tirso de Molina, também patrimônio nacional. A arquitetura lá já é moderna. 




São vários pavilhões e muita variedade...encontrei bancas de legumes, verduras, frutas, flores, roupas e restaurantes. Somente um dos pavilhões (acho que o maior) possui mais de um andar. 
Na foto: achei interessante os adesivos na escada mostrando o que iria encontrar no segundo piso. O pessoal estava tomando café da manhã... Como já tinha lido do suco de framboesa...pedi em uma banca para preparar...aprovado!! Uma delícia!!! Na mesma banca tem outras variedades de suco da fruta...e também sucos mistos...e bolo em fatia. Eles não usam polpa...observe na foto as caixas com as frutas cortadas para preparar o suco. E ainda você escolhe se quer o suco com água ou leite. Escolhi com água.

A estação de metrô Puente Cal y Canto fica na Avenida San Pablo entre os dois mercados.
E você, já foi na capital chilena? Conhece estes mercados...dê sua opinião...









Um comentário:

Deixe aqui seu comentário