quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Veneza - Parte II - Pontes

A minha passagem comprei na própria estação - em uma banca autorizada, mas também tem a possibilidade de comprar direto da Trenitália ou pelo site ou pelas máquinas na estação. Para facilitar comprei também a passagem de retorno. 
Pesquisando verifiquei que o primeiro trem de Mestre para Veneza sai às 05:10h e o último trem para Mestre sai de Veneza nos primeiros minutos do dia: às 00:36h. Da para passear bem pela cidade. A viagem para Veneza dura cerca de 10 minutos. É rapidinho. 
Piazzale Roma
Esta foi a primeira foto que tirei após desembarcar. Eu na Piazzale Roma. Olha a minha felicidade!!
Ponte della Costituzione
















Apesar de estar com o mapa na mão não tinha uma rota certa. Meu destino era chegar a Piazza San Marco. Então peguei a Ponte della Costituzione e fui desbravando os caminhos e me encantando com a cidade.

Foi assim que conheci a cidade: a pé. Preferi andar pelas ruas estreitas e pontes. Veneza tem mais de 400 pontes. Mas quem quiser ir pelas águas é só pegar um vaporetto (ônibus aquático) ou taxi aquático ou gôndola. Lembrando que pelas águas descobrimos as margens e há várias ruas internas e cheias de novidades. 
Apesar de ter optado por conhecer Veneza a pé também andei de gôndola. O gondoleiro Marcos muito gente boa, foi nosso guia e ainda cantou “Dame un Cornetto Molto crocante. E piu cremoso. É da Gelatto. Cornetto é da própria Itália. Ti voglio tanto. Corneeeeeto mio”. Lá no Instagram tem outra foto na gôndola.
Outra ponte conhecida de lá é a Ponte dei Sospiri. A ponte fica entre o Palazzo Ducale e a Prigioni Nuove. O Palazzo Ducale foi sede de todas as instituições da República, incluindo a justiça e também as prisões. Para melhorar a vida dos prisioneiros foi construída uma nova prisão do outro lado do rio. A ponte foi construída para ligar o palácio e a nova prisão. Os condenados, quando passavam pela ponte, paravam em frente a uma das janelas para admirar a vista, a liberdade e suspiravam. Dizem que era uma prisão muito difícil de escapar e se algum prisioneiro escapasse quem iria para prisão seria o guarda carcereiro. 
Ponte dei Sospiri
A mais famosa é a Ponte de Rialto. A mais antiga da cidade cuja construção ocorreu entre 1.588 e 1.591 após a queda da ponte anterior – uma ponte de madeira. É a única ponte que liga as duas margens do Canal Grande. Foi construída com arco único e pedra.
Observe na foto abaixo que existem várias lojinhas na ponte, dos dois lados, no centro e na lateral. Cada arco emoldura uma loja e o arco central é livre para circulação.

Foto by Bia e Euzébio - Viaje no Detalhe
É tanta coisa para se ver, admirar, que me esqueci de fotografar a ponte e seus arcos, só fotografei as escadarias. Se bem que eu pedi para o gondoleiro passear no Canal Grande para eu tirar a foto, mas devido a um acidente com uma gôndola e um vaporetto, ocorrido meses antes, ele informou que as gôndolas não estavam passando mais pelo grande canal. Questão de segurança. Não discuti.
Grande Canal  visto pela Ponte de Rialto
O gondoleiro não quis se arriscar, e nem eu rsss. Mas se você faz questão...veja que possui várias gôndolas na foto acima...é só embarcar em uma destas ancoradas no Canal Grande ou combinar com o gondoleiro a trajetória desejada antes do pagamento e do embarque. Paguei € 80,00 por um passeio de 45 minutos.





Um comentário:

Deixe aqui seu comentário