quinta-feira, 14 de junho de 2012

14/06 - Dia da Manicure

No dia 14 de Junho é comemorado o dia da manicure. Quero parabenizar todas as manicures por deixar nossas mãos ainda mais bonitas.
Eu ainda não aprendi a fazer as minhas unhas e quando tento sempre o alicate belisca ali nos cantinhos. Então, todas as vezes que preciso estar com as unhas impecáveis vou ao salão e levo toda a minha tralha. 



É muito importante levar todos os materiais utilizados para fazermos as unhas para não correr o risco de pegarmos uma doença com AIDS, Hepatite B e C, micoses, infecções, etc..

Segue processo de esterilização para objetos de metal, segundo SEBRAE: 
VAPOR SATURADO / AUTOCLAVE
• Os materiais de metal, depois de lavados, devem estar embalados e acomodados em embalagem que permita a passagem de vapor. 
CALOR SECO / ESTUFA
•A temperatura para garantir a esterilização é de 170ºC por 1 hora ou 160º C por 2 horas.
• Não pode ser aberta durante a esterilização. Quando isto ocorre, o processo de esterilização é interrompido. 
• Os alicates, espátulas e outros instrumentos de metal esterilizados devem ser guardados, em local limpo e seco e constar na embalagem a data da esterilização

Não tenho nenhum destes equipamentos. Então perguntei para minha manicure como higieniza meus materiais. Ela me indicou lavar com uma escova própria com água e sabão, enxaguar e depois deixar de molho na água sanitária por 30 minutos. Passado o tempo retirar o alicate, espátula e palitos da água e secar com secador de cabelo.


O SEBRAE também informa que o profissional deve, além de esterilizar o material:
• Lavar as mãos antes de atender cada cliente;
• Abrir a embalagem dos materiais esterilizados na frente do cliente;
• Retirar as toalhas da embalagem plástica na frente do cliente;

Não há necessidade de colocar mãos e pés de molho quando se utiliza um amolecedor de cutículas. Mesmo assim alguns salões colocam os pés/mãos das clientes de molho. Este saquinho precisa ser descartável. 
No salão onde frequento é utilizado toalha e luva descartáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário